Vivemos tempos de regressão social? novas tecnologias nos conectando a um mundo vasto de infinitas possibilidades na busca por conhecimento, a internet, incrível meio de comunicação, onde você recebe informação ao mesmo tempo em que consegue também transmitir aquilo que ainda é privilégio próprio de sua mente.
Olhando por esse ângulo tudo parece tão belo e inspirador, quantas possibilidades, barreiras inexistentes... óh! agora também posso me tornar um filósofo renomado! de fato... essa possiblidade existe, cada vez mais "memes" vão surgindo e se proliferando na Inter web de uma forma quase que supersônica... normalmente eles não acrescentam nada além de boas risadas... mas quem disse que uma gargalhada não é importante?
Mas dai aparece a outra face da moeda, em tempos anteriores a essa revolução digital, pensadores levavam ao mundo suas reflexões através de livros, jornais, rádio, televisão... ou seja meios dos quais não oferecem ao receptor um meio de responder... e ninguém agrada a todos... ninguém consegue ser entendível para tudo e todos... e com isso, a internet oferece esse avanço, respostas as reflexões em tempo real! e com isso o pensador descobre o peso da rejeição, descobre que algumas flores possuem seus espinhos...e que o que inspira também trás a discórdia... vocês conseguem imaginar se Nietzsche fosse atual e ao invés de livros utiliza-se de páginas no facebook para expor suas revolucionárias ideias? sem dúvida milhões de internautas se revoltariam e bombardeariam sua pagina com xingamentos e ameaças, muito provável que seria inclusive excluído...
O direito de resposta é democracia... e democracia nunca é demais...mas ao mesmo tempo ele bloqueia a capacidade mental de muitos que querem expor uma ideia diferente daquilo que está com a maioria... quem é que consegue criar algo com gente a sua volta dizendo que tudo está errado? perdeu-se o pouco de respeito que se tinha com o pensamento alheio, tudo se tornou uma terra de ninguém onde uma simples constatação torna-se uma imensa bola de neve que vai destruindo laços e relações em questão de segundos.
São novos tempos que cobra-nos uma maturidade excessiva, obriga-nos a anular qualquer reação emocional e pensar centenas de vez antes de declarar qualquer fato ou mera filosofia... ou você se cala e observa tudo em cima de um muro guardando pra si o seu pergaminho mental de ensinamentos próprios ou puxa a alavanca do "foda-se" e cai de barriga neste arroio tecnológico onde todo o stress do dia a dia acaba por desembocar, assumindo assim o risco de perder amizades em troca da sua liberdade de expressão.
Calar-se e manter os cabelos firmes no lugar ou não se render ao egocentrismo alheio e arriscar tudo pela sua justiça? faça a sua escolha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário